O Flamengo começou com derrota a caminhada rumo a mais um título da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira (05), o Rubro-Negro perdeu, de virada, para o Aucas (EQU), na altitude de 2.800 metros de Quito, por 2 a 1. Matheus França abriu um placar, em um lindo gol, mas os donos da casa viraram no segundo tempo, com Castillo e Ordoñez. A partida aconteceu no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda.
Para a estreia do Flamengo na Copa Libertadores, Vítor Pereira surpreendeu na escalação. Do time que venceu o Fluminense no sábado (01), pelo Carioca, apenas Santos e Matheus França foram titulares contra o Aucas. O treinador optou por poupar os principais jogadores de olho no segundo confronto da decisão estadual, no domingo (09). Apesar da equipe mesclada, o Rubro-Negro teve em campo nomes como Filipe Luís, Everton Ribeiro e Gabigol.
Vítor Pereira mandou a campo o time alternativo, mas no esquema que costuma jogar com o grupo principal, em uma linha de três defensiva. Filipe Luís atuou como zagueiro do lado canhoto. Já Marinho, acostumado com a ponta direita, começou como ala esquerdo, função que Ayrton Lucas se destacou no último sábado (01), diante do Fluminense. O lateral, neste embate, iniciou no banco.
A linha de zaga foi decisiva para evitar o primeiro susto do jogo. Aos dois minutos, Cifuente recebeu livre, mas os defensores do Flamengo deixaram o adversário em impedimento. Logo depois, aos sete, desta vez em posição legal, o atacante recebeu livre da intermediária e chutou forte, por cima.