Complicou a vida do Flamengo na Libertadores! Nesta quinta-feira (19), o Rubro-Negro teve atuação que não condiz com quartas de final da competição continental e perdeu por 1 a 0 para o Peñarol (URU), no Maracanã.
Os visitantes, que jogaram fechados os 90 minutos, marcaram em um contra-ataque aos 12′ do primeiro tempo, com Cabrera. Desse modo, o Flamengo terá que vencer na próxima quinta-feira (26), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai.
Caso ganhe por um tento de diferença, o embate vai para os pênaltis. Já o Peñarol pode até empatar para se classificar às semifinais da Libertadores.
PRIMEIRO TEMPO TENEBROSO
O jogo começou com um verdadeiro ‘ataque contra defesa’ do Flamengo pressionando o Peñarol. Porém, a estratégia era uma armadilha para o Rubro-Negro, que caiu, aos 12 minutos. Erick Pulgar errou passe no meio campo e deu todo o campo para os uruguaios. Em bela jogada trabalhada, Cabrera ficou cara a cara com Rossi e abriu o placar.
Por outro lado, a primeira boa chegada do Flamengo aconteceu aos 16 minutos. Em cruzamento de Fabrício Bruno, pela direita, Gonzalo Plata entrou nas costas do adversário e deu um peixinho. A bola, no entanto, bateu na trave e saiu. Posteriormente, com 22′, Erick Pulgar acertou belo chute de fora da área, mas o goleiro encaixou.
A equipe do Peñarol seguia melhor no jogo. O artilheiro do time, Silvera, recebeu na área e bateu, tirando o grito de “uuuhhh” da torcida visitante, aos 25 minutos. Quando o relógio marcava 37, uma grande oportunidade perdida pelo Flamengo. Arrascaeta cruzou para Bruno Henrique, mas o camisa 27 cabeceou na mão do goleiro Aguerre. Com 42′, o camisa 14 finalizou forte, obrigando o arqueiro a jogar para escanteio, em difícil intervenção. Rubro-Negro melhorou um pouco na reta final da etapa inicial.
SEGUNDO TEMPO POUCO INSPIRADO
No intervalo, Tite trocou Varela por Wesley. Logo depois, aos dez minutos, Erick Pulgar, pior em campo, cedeu lugar para Carlos Alcaraz. O argentino mostrou ao que veio aos 14′, com bom chute de fora da área, mas o goleiro defendeu. No entanto, a partida segui a mesma tônica do primeiro tempo: Flamengo pouquíssimo inspirado, e Peñarol jogando nos erros e explorando contra-ataques com perigo.
No final, Léo Ortiz entrou no lugar de De La Cruz e deu um pouco de organização ao Flamengo. Contudo, insuficiente para que o time de Tite conseguisse o empate. Agora, o Rubro-Negro terá uma difícil missão para seguir vivo na Copa Libertadores da América de 2024.
PRÓXIMO JOGO
A partida de volta entre Peñarol e Flamengo acontece na próxima quinta-feira (26), no Estádio Campeón de Siglo. Portanto, Montevidéu recebe a grande ‘decisão’ entre as equipes. Antes, porém, o time de Tite vai a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, na arena da equipe gaúcha, pelo Brasileirão. O duelo será no domingo (22), às 18h30 (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0X1 PEÑAROL
Competição: Copa Libertadores da América, quartas de final (ida)
Local: Estádio Maracanã
Data: 19 de setembro de 2024
Gols: Cabrera 12’/1º
Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Gerson, Arrascaeta; Bruno Henrique e Gonzalo Plata. Técnico: Tite.
Peñarol: Aguerre, Léo Coelho, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez; Pedro Milans, Eduardo Darías, Damián García, Javier Cabrera, Léo Fernández, Maximiliano Olivera; Maximiliano Silvera. Técnico: Diego Aguirre.