A goleada do Grêmio sobre o Santa Cruz obrigava o Inter a vencer o Novo Hamburgo para recuperar a liderança do Gauchão antes do Gre-Nal. E o time de Eduardo Coudet cumpriu esse objetivo. Escalado com força máxima, o Colorado saiu atrás após gol de Luam Parede, aos 10 minutos, mas buscou o resultado. Alan Patrick e Valencia viraram ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Wanderson completou o 3 a 1
Com o resultado, o Inter mantém a vantagem de dois pontos para o Grêmio e confirmará o primeiro lugar da fase de classificação em caso de vitória no clássico do próximo domingo (25), às 18h, no Beira-Rio. A vitória em Novo Hamburgo foi a quinta seguida do time de Eduardo Coudet, que vinha de triunfos sobre Caxias, Santa Cruz, São José e Brasil de Pelotas.
O jogo começou com o panorama esperado, o Inter com a bola e o Noia postando em seu campo defendendo com linhas baixas. O que os colorados não esperavam foi o que aconteceu aos 10 minutos. No primeiro ataque do time da casa, Luam Parede ganhou de Vitão pelo alto e cabeceou para vencer Anthoni e abrir o placar: 1 a 0.
Com marcação bem encaixada nos principais jogadores do Inter, o Novo Hamburgo se defendeu bem ao longo de todo o primeiro tempo. Os espaços eram raros ao Colorado, que finalizou no gol pela primeira vez aos 22, com Wanderson, que pegou rebote de escanteio e parou em defesa de Maticoli.
Se marcava bem quando o Inter trocava passes, o Anilado cometeu um erro de desatenção. A partir de um arremesso de lateral rápido, Valencia recebeu na área e cruzou para Alan Patrick bater sem chance para o goleiro e empatar o placar.