O Super Mundial de Clubes da Fifa que será disputado entre junho e julho 2025 nos Estados Unidos ganhou mais duas equipes. O Espérance, da Tunísia, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, garantiram vaga na competição que terá 32 participantes. Ao todo, até o momento, 26 equipes já estão classificadas para o torneio que irá estrear no próximo ano.
Até julho deste ano, a Fifa ainda espera definir ao menos mais dois equipes para o torneio para o sorteio. Nesse cenário, restaria conhecer ainda o indicado do país-sede e os três times sul-americanos restantes, que serão decididos apenas em novembro de 2024, quando termina a Libertadores.
O Super Mundial será disputado de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo, e terá 32 participantes. São 12 representantes da Europa; seis da América do Sul; quatro das Américas do Norte e Central; quatro da África; quatro da Ásia; um da Oceania e outro representante do país-sede.
Das seis vagas para clubes da América do Sul, quatro são destinadas para os últimos campeões da Libertadores e as outras duas via ranking. Portanto, o campeão da edição de 2024 estará classificado. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos no Super Mundial, então, se algum deles vencer a Libertadores neste ano, abre-se uma terceira vaga pelo ranking. Se for necessária, essa vaga não poderá ser para brasileiros.
Para a disputa, os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes cada. Os dois primeiros classificados de cada grupo avança para para as oitavas de final, e a partir daí começam os confrontos eliminatórios até a grande decisão.
Confira todos os 26 times classificados para o Super Mundial de Clubes de 2025
- Palmeiras (Brasil)
- Flamengo (Brasil)
- Fluminense (Brasil)
- Chelsea (Inglaterra)
- Real Madrid (Espanha)
- Manchester City (Inglaterra)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- Borussia Dortmund (Alemanha)
- Paris Saint-Germain (França)
- Inter de Milão (Itália)
- Juventus (Itália)
- Porto (Portugal)
- Benfica (Portugal)
- Atlético de Madrid (Espanha)
- RB Salzburg (Áustria)
- Al-Hilal (Arábia Saudita)
- Urawa Red Diamonds (Japão)
- Al Ahly (Egito)
- Wydad Casablanca (Marrocos)
- Monterrey (México)
- Seattle Sounders (Estados Unidos)
- León (México)
- Auckland City (Nova Zelândia)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- Espérance (Tunísia)
- Ulsan (Coreia do Sul)
Premiação
O campeão do novo torneio da Fifa, que já tem Palmeiras e Flamengo confirmados e será disputado a partir de 2025, pode levar uma bolada de até US$ 40 milhões (cerca de R$ 210 milhões na cotação atual),