No último domingo (23), o Flamengo perdeu para o Internacional por 2 a 1.
Estreando no comando da equipe rubro-negra, Jorge Sampaoli sofreu seu primeiro revés no comando da equipe da Gávea.
Após a partida, o técnico analisou o resultado negativo.
— Acho que o time melhorou durante o jogo. De fato! Foram muitas as chances de marcar mais de um gol. Mas o futebol é misterioso e o time perdeu um jogo onde o desenvolvimento era melhor, mas no final não foi – Sampaoli começou na coletiva de imprensa.
— A ideia é que a equipe seja construída de baixo para cima. E tentar ter mais posse de bola e mais chances de entrar na área adversária. E não jogue o jogo de vai e vem.
Venho dizendo isso desde que cheguei. A equipe de hoje teve momentos muito bons do jogo, mas não aproveitou diante do adversário.
Apesar da derrota, o Flamengo deu sinais de melhora. O Rubro-Negro propôs o jogo e tentou colocar em prática o “respeito pela bola” pregado por Sampaoli nos treinos.
No jogo contra a equipe colocarada conseguiu “domínio territorial”, terminando a partida com 64% de posse de bola. Além disso, ele acertou o alvo 15 vezes.
O Flamengo de Sampaoli volta à ação na próxima quarta-feira (26), quando enfrenta o Maringá-PR.
A segunda fase da terceira fase da Copa do Brasil vai definir quem consegue uma vaga nas oitavas de final. A bola começa a rolar no Maracanã às 21h30 (horário de Brasília).
Carreira como jogador e início como técnico
Jorge Sampaoli começou sua carreira no futebol como jogador, mas após uma grave lesão decidiu se tornar treinador. Em 2004, iniciou sua trajetória no comando técnico treinando o Coronel Bolognesi, do Peru. Em seguida, teve breves mas bem-sucedidos trabalhos no O’Higgins, do Chile, e no Emelec, do Equador.
Sucesso na Universidad de Chile
Foi na Universidad de Chile que Sampaoli alcançou grande destaque como treinador, conquistando três títulos do Campeonato Chileno e a Copa Sul-Americana. Sua reputação de sucesso o levou a treinar a Seleção Chilena em 2012, substituindo Claudio Borghi.
Primeiro título da Seleção Chilena
Em 2015, Jorge Sampaoli levou a Seleção Chilena ao seu primeiro título na Copa América, derrotando a Argentina na final. Seu estilo de jogo ofensivo semelhante ao de Marcelo Bielsa foi bastante elogiado pela imprensa e pelos fãs.
Passagem pelo Sevilla
Em 28 de junho de 2016, Sampaoli assinou um contrato de dois anos com o Sevilla. Após apenas um ano no clube, deixou a equipe para treinar a Seleção Argentina, tendo levado o Sevilla ao quarto lugar no Campeonato Espanhol e garantindo uma vaga na Liga dos Campeões.